Let’s Talk About [Music]: Elephant Six

Coletivo Elephant Six 1998

A Elephant Six Recording Company sem dúvida foi um dos elementos mais importantes de contribuição para a cena independente dos Estados Unidos. A idealização do coletivo, fundado oficialmente no Colorado, mas que realmente foi instalado em Athens, na Georgia, teve início com a reunião de quatro amigos que, no tempo livre, faziam música e vendiam demos. Os quatro – Robert Schneider, Bill Doss, Will Cullen Hart e Jeff Mangum – dariam início a excelentes bandas.

O ponto de partida para o selo, que mudaria a cena do país na década de 90, foi a criação da banda Apples in Stereo, que inicialmente se denominava somente de The Apples, por Robert Shineider. Assim, em 1993, foi lançada a primeira referência do selo, o EP “Tidal Wave” – da banda do Shineider com os amigos da faculdade. Após, viria a segunda referância do selo com o lançamento do EP “California Demise”, da banda Synthetic Flying Machine, que hoje se chama Olivia Tremor Control, formada por Bill Doss, Will Cullen Hart e Jeff Mangum, sendo que o último formaria mais tarde a sensacional Neutral Milk Hotel, que só durou até 1998.

Neutral Milk Hotel

Durante a década de 90, então, o coletivo, que havia se tornado uma gravadora indie, seguiu com seus lançamentos e, ainda, recrutou outras bandas independentes de várias partes dos Estados Unidos. Este segundo grupo de bandas lançadas pela Elephant Six – formado por nada menos que of Montreal, The Music Tampes, Elf Power e Beulah -, juntamente com as bandas dos primeiros lançamentos, começou a alcançar um sucesso que, por óbvio, atraiu a atenção das grandes gravadoras.

Assim, já pelo fim da dácada de 90, a maior parte das bandas do coletivo Elephant Six já havia assinado contratos com outras gravadoras, sendo que, já em 2002, o selo indie veio a ficar inoperante. Acabada então a atividade de gravadora, o Elephant Six voltou a ser entendido somente como um coletivo de músicos com projetos e ideais em comum. Esta forma de entender o antigo selo é claramente perceptível pela cooperação entre as bandas, que chegam até a compartilhar membros, além de muitas vezes gravarem juntas fazendo participações.

Mais tarde, em 2007, após 5 anos sem muitas informações, a primogênita Apples in Stereo incluiu o logotipo do coletivo no interior de seu álbum “New Magnetic Wonder”. A publicação do logo veio ainda com a notícia de que o Elephant Six estaria novamente de portas abertas, mas sem dizer se voltaria como selo ou somente seguiria como coletivo.

Aparentemente a segunda opção – somente como coletivo – foi o que ocorreu. Hoje o coletivo conta, além de algumas bandas que já faziam parte da sua história e que ainda estão em atividade, com a carreira de Miles Kurosky, da antiga Beulah; com Circulatory System, de Will Cullen Hart, na qual já contribuiu o Jeff Mangum; além de várias outras, quase sempre com esse “intercâmbio” de integrantes.

Logo

A grande novidade sobre a Elephant Six, além do show do of Montreal no Planeta Terra Festival 2010, é o filme – “Major Organ and the Adding Machine” que será lançado agora em setembro, com um álbum homônimo. Não sei muito sobre o filme, mas sei que conta com o Kevin Barnes, do of Montreal, e o Jeff Mangum, além de outros nomes que também contribuiram na gravação do disco. Uma coisa é certa – e eu não espero menos que isso – o filme será no mínimo psicodélico!

 

 

 

Fica ai o vídeo de “Suffer For Fashion” – of Montreal.

Lucas Amoedo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Music e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Let’s Talk About [Music]: Elephant Six

  1. amanda souza disse:

    sabe como eu poderia achar as musicas do grupo?
    procurei num site e não achei 😦
    se me reponder ficarei feliz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s